1. Disjunção
- Sérvulo Stefan
- 27 de jun. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de abr. de 2020
Primeira coisa que decidi estudar foi... Bem, na verdade não soube nem por onde começar. Era uma prova que cobravam esse tal de "RACIOCÍNIO LÓGICO" e eu estava mais por fora do que quando se solta um peido (ou fatulência, ou Pum) na frente da namorada ou noiva. Desculpa, amor!
Mas eu fiz o que a grande maioria faz: decorar até dizer CHEGA! Mas até pra decorar tud isso, eu achava muito estranho tal conteúdo.

Mas como eu sou horrível para memorizar qualquer coisa, então tentei fazer o que sempre fazia na época de escola: tentei achar a lógica por trás daquilo. Porque assim era uma garantia de que a informação não ia "pegar o beco¹" da minha cabeça.
Então... Escolhi estudar o que era a tal
DISJUNÇÃO.

Disjunção, ao pé da letra, significa separação. Pronto! Imagine só que você segue um caminho bem certinho, retinho, e você se depara com duas pistas ou dois caminhos! Imaginou? Pronto! Agora vamos escolher um dos caminhos pra chegarmos ao nosso destino? Bora lá então!
Possibilidade 1
Se eu te dissesse que os dois caminhos estão sem poder passar, por algum motivo qualquer: ou por estar pegando fogo, ou por estar cheio de areia movediça; seja o que for. Certeza que você não chegaria ao destino, infelizmente, pois não teria caminho para seguir. :( Triste, né?
Na lógica esse impedimento é simbolizado pelo F de falso. Os dois caminhos, portanto, estão falsos, tanto no caminho 1 está F, quanto no caminho 2 também está F. Então não tem como você passar, não é?! Ou seja, não tendo como chegar no destino, então na lógica isso quer dizer que essa situação é claramente F (falsa). Falsa pelo fato de você não ter cumprido seu objetivo de ter chegado ao seu destino.
Então entendamos essa lógica que citei acima desta maneira: F 'ou' F, dois caminhos interrompidos. Ou seja, F 'ou' F dá F (não consegue passar).
Vamos agora procurar um símbolo interessante para simbolizarmos essa nossa situação de disjunção?! Que tal? Que tal algo que se pareça com um caminho se tornando dois. Acho viável usar o v. Se parece ou não um caminho virando dois caminhos esse 'v'?! Na linguagem lógica podemos também ler como 'Ou'. Quando a proposição dada for dita como frase o comum é se usar o 'Ou', e não o 'v'. Eu jogo futebol Ou Viajo para Fortaleza. Poderíamos ler isso como 'Eu jogo futebol v Viajo para Fortaleza'. Mas é incomum. Assim como é incomum ler 'p Ou q', pois costuma-se usar mais 'a v b'.
Possibilidade 2
Veja e teste aí as outras possíveis situações como funciona direitinho. Vamos dizer agora que o caminho da esquerda tem como você passar (êêêêêêê), e o da direita não tem como você passar porque está pegando fogo etc... Você vai cheio de pose e chega no seu objetivo passando pelo caminho da esquerda.
Olha que legal, você chegará ao seu destino simplesmente porque um dos caminho está bom pra você passar. Como você consegue passar, então na lógica essa situação resultou em VERDADE (V). Esta situação descrita pode ser simbolizada assim: V 'ou' F resulta em você conseguir passar, portanto V.
Em símbolos (V 'ou' F = V).
Resumindo, se tiver um dos caminhos V (verdade) você conseguirá passar. Veja a tabela que vocês 'adoram', e 'amam' decorar, mas que agora faz todo sentido.
Cam. Esquerda Cam. Direita Resultado

Essas letras são cada caminho que você pode seguir.
- Nessa linha os dois caminhos estão bons pra passar. V v V resulta em V (consegue passar).
- Nessa, o da esquerda passa, mas a direita está fechada. Você passar de todo jeito. V.
- Nessa o da esquerda não passa, mas o da direita você passa. Então conseguirá passar (V).
- Nessa última, as duas estão F, ou seja, impedidas de passar pelos dois lados. Então F.
Encare cada frase dada (proposição simples) como um determinado caminho. Só isso. Essas letras 'p' e 'q' que tanto são usadas serve apenas para diminuir o tamanho da escrita. Cada letra é uma frase (proposição).
Então é isso. Assim aprendi a lógica inicial de DISJUNÇÃO.
Próximos Capítulos...
3. Conjunção
4. Condicional
5. Bicondional
6. Disjunção Exclusiva
7. Exercícios
...
¹ "pegar o beco": ir embora; fugir; desaparecer.
Comments