top of page

0. Antes de começarmos a estudar Raciocínio Lógico

  • Foto do escritor: Sérvulo Stefan
    Sérvulo Stefan
  • 11 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de abr. de 2020

Se você não entende a lógica no Raciocínio Lógico, você não está sozinho nessa. Aqui é seu lugar! Fui um desses "não entendedores".

Chegou de paraquedas aqui?! Venha e sente-se, se sentindo em sua "Casa".

Vim por meio deste blog tentar fazer algo que desejei por muito tempo fazer. Assim como a maioria de vocês, tive dificuldades para encontrar nos livros e em vídeos do Youtube aulas sobre Raciocínio Lógico que me fizessem entender o fundamento lógico dessa disciplina, afinal de contas, tem "lógico" no nome e há de ter lógica, né? É isso mesmo. Vim falar sobre Raciocínio Lógico de forma lógica. Deparei-me pela primeira vez com este conteúdo quando fui estudar pra um determinado CONCURSO PÚBLICO. Tenho que admitir que não estava entendendo absolutamente qualquer coisa que eu lia sobre isso. Via várias aulas no Youtube e nada de entender. Muitos exercícios, e para mim só confundiam mais ainda.

Eu trabalho com a área de educação há quase 20 anos da forma convencional, em aulas particulares e em salas de aula. E eu adoro tudo isso que eu faço: Ensinar, aprender, aprender a ensinar, ensinar a aprender, ensinar a ensinar.


Mas quero mais que isso. Já achando pouco o montão que já trabalho (trabalho também no IBGE em cargo temporário de 3 anos, além de compor músicas pra venda, aulas particulares de matemática pra ensino fundamental, médio, superior e concurso público) eu quero alcançar mais coisas relacionadas a ensino, e é através da internet que pretendo fazer isso.


Tenho este Instagram @raciocinio.logico_ que vocês acompanhadem certa forma estou estimulando o pensar lógico através dos enigmas e questões lá postadas. Mas eu querendo mais e mais, em prol da distribuição de conhecimento, vim aqui escrever sobre Raciocínio Lógico de maneira mais despojada e entendível.

Antes de continuar preciso admitir uma outra coisa pra vocês. Primeiro vou logo me justificando...

Nunca fiquei nem sequer de recuperação em qualquer matéria no meu ensino fundamental, médio e superior (com exceção que uma vez fiquei de recuperação em biologia por meio ponto por não gostar do professor, e portanto não fui fazer a prova). E eu mal estudava (Não. Não sou um gênio). Eu amava jogar futebol e meio que vivia pra isso. Jogava meio que profissionalmente e quando consegui uma oportunidade de bolsa tive que me mudar pra cidade de João Pessoa pra fins de estudos.

Agora lá vem o problema porque eu me justifiquei: eu não guardo uma informação facilmente. Antes eu lia milhares (exagero) de vezes para entender algo. Não sei se poderia ser considerado um tipo de déficit de atenção, mas eu me prejudicava muito por me desconcentrar rápido. Eu tinha que achar um sentido naquilo que estava estudando, conectando a uma lógica que eu achasse que se eu explicasse aquilo pra uma criança, com certeza ela entenderia. Eis que é um grande dom e paradoxalmente uma maldição, pois isso faz com que eu demore demais a guardar uma informação (o meu aprender as vezes me atrasa muito), mas também quando eu guardo a informação eu lacro a sete chaves com impossiblidade de roubo da informação (rsrsrsrs).

Eu tinha sorte de achar a lógica já durante as aulas. Então não tinha muitos problemas com notas. Mas isso não aconteceu com raciocínio lógico. Decorar? Nossa! Não consigo falar uma frase decorada de 8 palavras pra uma peça de teatro (aconteceu comigo de verdade de não conseguir falar uma frase com 8 palavras durante uma apresentação, kkkk). Para eu não me achar burro tive que arrumar um jeito de colocar as informações pra dentro da minha caixola.

Esse blá blá blá todo, é só pra dizer que tudo que sei e ensino é porque achei uma lógica fácil naquilo, para que até uma criança pudesse entender. E assim ensino pra aluno do ensino fundamental, médio e superior.

Ensinar foi uma das maneiras que achei pra absorver uma informação e nunca mais perdê-la.



Concluindo:


Nunca perco tempo quando ensino. Não há melhor maneira de aprender algo do que ensinar este algo para alguém. É incrível como fica fácil aprender qualquer conteúdo quando você se prontifica a explicar sobre ele pra alguém. Esse é meu foco, ensinar de forma lógica e fácil.

Não existe assunto difícil, existe o assunto não compreendido.

Não existe gente burra, existe gente que não se interessa em aprender algo.

Então... Sejam bem-vindos!

Comentarios


© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page